mitos ou verdades
mitos ou verdades

 

Pesquisa: plantas pensam, sentem e lembram

 

 

As plantas podem pensar, sentir e até lembrar, segundo os resultados da pesquisa apresentada por Cientistas poloneses na reunião anual da Sociedade de Biologia Experimental, realizada em Praga, República Checa.

As plantas realizam uma espécie de computação biológica, com base nas informações contidas na luz para imunizar-se contra doenças (Stanislaw Karpinski / Warsaw University of Life Sciences)

Nós emitimos um feixe de luz na parte inferior da planta e observou-se alterações na parte superior“, explicou o professor Stanislaw Karpinski da Universidade de Varsóvia de Ciências da Vida na Polônia, que conduziu esta investigação.

Karpinski considerou em pesquisas anteriores que os sinais químicos poderiam percorrer a planta inteira, permitindo sobreviver e responder às mudanças e tensões em seu ambiente. Mas neste novo estudo, sua equipe descobriu que a reação química estimulada pela luz em uma célula da folha, causou uma “cascata” de eventos imediatamente sinalizada para o resto da planta por meio de um tipo específico de célula.

 

PESQUISA

A descoberta desse tipo de células foi comparada ao descobrimento de um “sistema nervoso” nas plantas. “E as mudanças prosseguiram quando a luz foi desligada… Isso foi uma surpresa completa” disse Karpinski, assumindo a possibilidade de que as plantas podem “lembrar” a informação codificada na luz.

 

As imagens mostraram as reações químicas nas folhas que não foram expostos à luz

O resultado mais peculiar da pesquisa foi em relação às respostas químicas das plantas em relação à coloração da luz emitida sobre elas. Karpinsky suspeita que as plantas podem usar a informação codificada para estimular reações químicas de proteção.

“Quando infectamos uma planta (com um vírus ou as bactérias) 24 horas após a exposição à luz, ela resistiu a infecção (…) Mas quando a planta foi infectada antes da exposição à luz, ela não constituiu resistência. A planta tem uma memória específica para a luz que constitui a sua imunidade contra patógenos, e pode adaptar a diferentes condições de luz.” disse Karpinsky, cogitando que as plantas utilizam informações criptografadas para adquirir imunidade contra patógenos sazonais.

O Professor Christine Foyer, botânico da Universidade de Leeds na Inglaterra, considerou o estudo “um passo a frente” em nosso entendimento do assunto. “As plantas têm de sobreviver a estresses, como seca ou frio, conviver com ele e continuar crescendo. Isso requer uma avaliação da situação e uma resposta adequada – que é uma forma de inteligência”.

(Diário Online, com informações da BBC News)

Disponível online em: [ Diário do Pará ]

 

Rating: 2.9/5 (208 votos)

ONLINE
1





Partilhe este Site...


´´ SE DEUS E POR NÓS QUEM SERA CONTRA  NÓS``RM 8:31